quinta-feira, 17 de maio de 2012



Os Katas Shotokan

Ten-no Kata e Taikyoku
 Até a morte do Fundador, Mestre Gichin Funakoshi, já estavam estabelecidos praticamente todos os Katas Shotokan que conhecemos até hoje, incluindo Ten-no Kata e Taikyoku Shodan, Taikyoku Nidan e Taikyoku Sandan.
Ten-no Kata e o grupo de Taikyoku foram desenvolvidos pelo filho do fundador, Yoshitaka “Gigo” Funakoshi (Waka-sensei), e são considerados a quintessência do Karatê-do.
Após a morte do Mestre Funakoshi, e por motivos políticos, estes katas foram desconsiderados pela organização Nihon Karate Kyokai (NKK).
Por outro lado estes katas ainda são praticados nas escolas Shotokai do Japão, KDS da Inglaterra (Mitsusuke Harada) e Koten Shotokai Karatê-do Brasil, e com algumas adaptações nas escolas Egami-ryu (Shigeru Egami) e Shintaido (Hiroyuki Aoki).
Os Katas Heian
O nome Heian (Pinan em Okinawa) vem da expressão Heiwa-Hantei, que significa paz e tranqüilidade.
Estes Katas formam parte do início da prática do Karatê, e não devem ser desprezados por alunos avançados, uma vez que são a base de todos os katas superiores.
Diz-se os Katas Heian foram incorporados em 1905 pelo Sensei Yasutsume Itosu, “O Punho Sagrado”, para facilitar e divulgar a prática das técnicas básicas, como matéria das escolas secundárias, que até o momento utilizavam durante 3 anos apenas os Katas Naihanshi (Tekki).
Existe uma teoria que diz que os Heian foram tomados dos Kushanku, mas se observamos com atenção, poderemos perceber que também há trechos de Bassai. Podemos também afirmar que incluem técnicas muito avançadas.
Os katas de karatê tem seu valor na sua tradição, podendo perder a sua originalidade ao mudar a forma dos seus criadores.
Neste sentido, os Heian representam uma grande mudança na história dos katas. Se comparados com um kata tradicional (Ex: Kanku), os Heian não são katas de combate, mas básicos e didáticos.
Quando se adotou o Karatê em Okinawa como matéria no ensino secundário e colégios superiores, a técnica mortal de defesa pessoal converteu-se numa ginástica, representando o início de uma nova era.
Transformar técnicas secretas de combate em exercícios ginásticos em grupos requeria um grande líder, o Sensei Itosu.
Dado seu caráter didático, os Heian não possuem técnicas tais como Ippon ou Nihon Nukitê (ataque com os dedos aos olhos), nem chute na virilha. Aliás todos os Katas começam com Uke Waza (técnica de defesa), o que demonstra humildade.
Heian Shodan
 Heian Shodan é o mais básico dos cinco Heian. Combina apenas cinco técnicas: Gedan Barai em Zenkutsu Dachi, Chudan Jun Tsuki em Zenkutsu Dachi, Age Uke em Zenkutsu Dachi, Tetsui Uchi em Moto Dachi e Shuto Uke em Kokutsu Dachi.
Heian Nidan
Heian Nidan além de técnicas de Heian Shodan, inclui outras técnicas básicas como Haiwan Jodan Uke, Ura Tsuki, Mae Geri, Yoko Geri, Uraken Uchi e Shihon Nukite. Tem ainda Shuto Uke em Kokutsu Dachi para aperfeiçoar o estilo.
Heian Sandan
Heian Sandan começa com Yoko Uchi Uke em Kokutsu Dachi e Kosa Uke (Gedan Barai e Uchi Uke simultáneos) em Heisoku Dachi. Inclui uma variedade de técnicas tais como técnicas com giro depois de ter o ataque Nukite agarrado e ataque simultâneo de Ushiro Enpi e Tate Tsuki no rosto ao ser agarrado por trás.
Juan Carlos Cuevas Burgos
(Setembro de 2005)

Nenhum comentário: